Estudantes de medicina buscam incentivar doação de sangue

Apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, uma quantidade insuficiente para a demanda dos pacientes em hospitais e clínicas do país. Essa também é a realidade do Hemosul, hemocentro de Dourados-MS, órgão responsável por captar doadores e proceder a coleta de distribuição de bolsas de sangue em nossa região. Nesse contexto, professores e estudantes do curso de medicina da UFGD decidiram apoiar o hemocentro, promovendo o projeto Doar - Laços de Sangue.

O projeto visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue e promover visitas mensais ao hemocentro. Os estudantes também vão desenvolver campanhas informativas nas redes sociais e dentro da universidade, visando estimular acadêmicos de todos os cursos, técnicos administrativos e docentes da UFGD a tornarem-se doadores.

“Não se trata apenas de criar uma cultura de doação, mas de transformar o conhecimento adquirido na universidade em ações concretas para beneficiar a comunidade externa. A proposta não apenas fortalecerá os laços entre a universidade e a comunidade local, mas também promoverá a interação e a troca de informações entre acadêmicos de diversas áreas, enriquecendo ainda mais a experiência educacional na UFGD”, avalia a coordenadora do projeto, Raquel dos Santos Donatini, professora do curso de medicina. 

“Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Nós vamos cadastrar os doadores da universidade e vamos manter um registro do dia em que cada pessoa foi ao hemocentro. Quando chegar o dia em que a pessoa pode doar novamente, vamos entrar em contato para que ela possa fazer uma nova doação”, explica o acadêmico de Medicina Osmar Monteiro Rodrigues Caires.

A primeira ação de doação coletiva acontecerá no dia 27 de abril, um sábado. “Todo último sábado do mês, vamos fazer a ação social do projeto. A ideia é levar os acadêmicos para o Hemosul - quem não puder ir com seu próprio meio de transporte, nós levaremos com os ônibus da universidade”, informa Osmar. 

Os estudantes, docentes e técnicos da UFGD que queiram se cadastrar como doadores do projeto, devem fazer a inscrição pelo formulário disponibilizado na internet (clique aqui). Para mais informações sobre doação de sangue, acesse o instagram: @projetodoar.ufgd ou entre em contato pelo e-mail: projetodoarufgd@gmail.com.


FONTE: https://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/estudantes-de-medicina-buscam-incentivar-doacao-de-sangue/1227906/

Categoria:Notícias